Bandeira Americana.jpg
Bandeira Brasil.jpg

English Version click here every time you choose a new tab

Preliminary Program

Changes in the program may occur without prior notice

CURSOS CONFIRMADOS!!!

Veja abaixo os Cursos que serão ministrados durante o Genética 2020/2021.

Curso 1:

Desvendando o complexo circuito da comunicação celular: análise sistemática de transcriptomas

Tamires A. Bitencourt, FMRP/USP, Ribeirão Preto, SP
 

Ementa: A utilização do sequenciamento em larga escala atrelada às análises/modelos computacionais que objetivam a identificação sistemática de alvos terapêuticos e compreensão de modo de ação de compostos citotóxicos configura uma tendência promissora nas investigações científicas.  As possibilidades oferecidas são abrangentes e permitem através do estudo de vias e dos processos celulares a expansão do conhecimento acerta dos mecanismos adaptativos ativados em resposta à uma miríade de estímulos. A comparação dessas informações gera pistas sobre o complexo e orquestrado circuito de comunicação celular e os mecanismos regulatórios envolvidos nesse sistema. Portanto, o objetivo desse curso é propiciar subsídios para construção de uma nova percepção sobre a interconexão de vias e processos que culminam em respostas adaptativas e, que auxiliam na identificação de potenciais alvos terapêuticos, além de contribuírem para o entendimento acerca da função individual de genes.

 

Curso 2:

Interpretação funcional de polimorfismos genéticos em regiões não codificantes associados com doenças complexas e resposta a fármacos

Marcelo Rizzatti Luizon, ICB/UFMG, Belo Horizonte, MG

Ementa: Os estudos de associação genômica ampla (GWAS, genome-wide association studies) foram amplamente usados nas últimas décadas para identificar genes de suscetibilidade para doenças genéticas complexas e associados com a resposta (eficácia e reações adversas) a fármacos. Entretanto, mais de 90% dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs, single nucleotide polymorphisms) encontrados como associados nesses GWAS localizam-se em regiões não codificantes do genoma. Interpretar tais achados de GWAS permanece um desafio devido a limitada compreensão dos mecanismos relacionados aos elementos regulatórios do genoma humano. Adicionalmente, interpretar o papel funcional de SNPs em regiões não codificantes e identificar as variações causais ainda permanece uma questão controversa. Neste Curso, tais assuntos serão abordados de forma teórico-prática usando conceitos de Epigenômica e Genômica Funcional, dados do consórcio ENCODE (Enciclopédia de Elementos do DNA), tais como os obtidos por Imunoprecipitação de Cromatina seguido de sequenciamento (ChIP-seq) para a predição de locais de ligação de fatores de transcrição, ChIP-seq para modificações de histonas, acessibilidade da cromatina (DNA-seq), entre outros dados disponíveis publicamente na plataforma para navegar pelo genoma UCSC Genome Browser. Os objetivos são exemplificar como conduzir tais análises, auxiliar na interpretação do papel de regiões regulatórias do genoma humano e na anotação funcional de SNPs não codificantes associados em GWAS para doenças complexas e resposta a fármacos. O público-alvo inclui alunos da Graduação e da Pós-graduação.

Curso 3:

Aspectos genéticos das dificuldades de aprendizagem escolar

Maria Raquel Santos Carvalho, ICB/UFMG, Belo Horizonte, MG

Ementa: Conteúdo programático: Discutir as bases genéticas moleculares da dislexia e discalculia do desenvolvimento e suas comorbidades, particularmente o autismo.

  • 14:00 - 15:00: Conceitos e definições para as principais dificuldades de aprendizagem, com foco em dislexia e discalculia, e suas comorbidades (incluindo autismo). Evidências de componentes genéticos moleculares e principais fatores ambientais.

  • 15:30 - 17:00: Dificuldades de aprendizagem em doenças genéticas. Como as síndromes genéticas nos ajudam a entender as dificuldades de aprendizagem?

Registration and access to the system 

Contact
Funding Agencies

Secretary of the 66th Brazilian Congress of Genetics

contato@sbg.org.br

  • Instagram SBG
  • Canal SBG Youtube
  • Facebook SBG